AULA-JANTAR DE TURISMO E GASTRONOMIA

08/07/2010 19:00

 DATA:

08 de julho de 2010 (Quinta-feira)

LOCAL?

Espaço de Eventos da UnP – Av. Roberto Freire

ENTREVISTADA:

Profa. Zuleide Gonçalves Vieira

DURAÇÃO DA AULA?

das 19h às 22h35

 NÚMERO DE ALUNOS TURISMO E GASTRONOMIA?

220, incluindo alunos e convidados (Professores e Reitoria) 

QUAL A IMPORTÂNCIA DESTE EVENTO PARA OS ALUNOS?

 A consolidação e sedimentação de conhecimentos alinhando teoria e prática, com foco para a Etiqueta á mesa.

QUEM IRÁ COORDENAR O EVENTO?

A Profa. Zuleide que, desde 2002 idealizou essa atividade, denominada aula-jantar, a qual faz parte do conteúdo da sua disciplina Etiqueta Pessoal e Profissional, no curso de Turismo.

 A partir da criação do curso de Gastronomia, a referida atividade entrou na modalidade da interdisciplinaridade, envolvendo três disciplinas, além de etiqueta: técnicas culinárias básicas, nutrição e dietética e tecnologia dos alimentos.

O diferencial em 2010, é que os alunos de turismo ficarão responsáveis pela mise-in-place, isto é, formatação de cada lugar, já que a atividade será realizada, no Espaço de Eventos da UnP – Roberto Freire e não em empreendimentos hoteleiros ou restaurantes.

Sequência da aula-jantar: recepção e acomodação de alunos e convidados,  condução pela profa. Zuleide com considerações sobre as regras básicas de etiqueta à mesa, apresentação dos pratos e jantar.

A aula-jantar, encerra a disciplina de Etiqueta pessoal e profissional, como a última avaliação, nos cursos de Turismo e Gastronomia.

 

PROCEDIMENTOS PARA INSCREVER-SE? QUEM PODE PARTICIPAR? PAGA-SE ALGO?

Por ser uma aula e o custo está garantido no plano de metas, com valor zero para os alunos, não existe inscrições e sim obrigatoriedade dos alunos de turismo e gastronomia em participar.

ONDE O CURSO DE TURISMO IRÁ ESTÁ ENVOLVIDO NO PROJETO?

Em todo o processo, já que a atividade foi idealizada pela Profa. Zuleide, sendo direcionada para os alunos do 5º período do curso.

ONDE O CURSO DE GASTRONOMIA ESTÁ ENVOLVIDO NO PROJETO?

Elaboração do cardápio, preparação, finalização e apresentação dos pratos.

COMO VC AVALIA A ETIQUETA DO NATALENSE NO MEIO QUE VC CONVIVE?

O comportamento social do natalense ou pessoas de outra localidade, seja em eventos públicos ou privados, ainda é passível de ajustes e alinhamentos, principalmente se considerarmos os dois alicerces da etiqueta: o respeito e a hospitalidade. 

Voltar