A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE BUGGY-TURISMO

10/05/2010 20:30

 A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE BUGGY-TURISMO PARA CONSOLIDAÇÃO DO DESTINO NATAL NO CENÁRIO TURÍSTICO NACIONAL E INTERNACIONAL

 

 

 

Mauricio Silva Dos Reis Cavalcante*

 

Turismólogo, Diretor da COOPBUGGY, membro do CG65-Natal,

participante das estâncias de governança locais,

defensor do desenvolvimento sustentável e Bugueiro. 

 

Resumo: Baseado na importância do turismo para a economia do Rio Grande do Norte, o texto faz um apanhado da atividade buggy-turismo e a relevância do profissional do buggy, abordando sua influência para a atividade contribuindo para a distribuição de renda por onde passa e elevando o nome do turismo do Rio Grande do Norte.

 

Palavras-chave: Turismo. Buggy-turismo. Profissionais do buggy.

Atualmente no Brasil, o turismo é reconhecido como importante atividade econômica e social, que visa explorar o grande potencial que o país possui. O nordeste do Brasil conta com um vasto potencial turístico apresentando entre outros atrativos, o seu rico artesanato, seus monumentos históricos, seu clima, sua culinária, e principalmente suas belezas naturais.

“Dentre os demais aspectos, destacam-se os passeios de buggy, atividade fundamental para o nosso turismo em virtude de ser um atrativo quase que exclusivo do Rio grande do Norte”( BRASIL, 2005, p.24).

Segundo o site da secretaria de turismo do RN, o serviço de buggy-turismo é uma das principais atrações de lazer e diversão que o Rio Grande do Norte oferece. De buggy, é possível percorrer todo o litoral potiguar. Vários roteiros levam você a praias, dunas, lagoas e sítios de valor histórico e cultural no estado. Procure sempre um profissional credenciado pela secretaria estadual de turismo, escolha o seu roteiro e embarque nessa aventura!

Dê acordo com Andrade (2007, p.26) “Natal é a capital nacional do buggy e conseqüentemente do “Off Road” onde mais de 700 profissionais de “buggy turismo” encaram diariamente os desafios das areias que mudam de lugar ao sabor do vento”.

 “O Rio Grande do Norte tem como oferta turística os atrativos naturais, o clima, os monumentos históricos, para isso contando com o apoio de uma razoável infra-estrutura e dos serviços necessários à atividade turística podendo destacar os passeios de buggy”.( BRASIL, 2005, p.25).

___________________

*  Aluno do curso de graduação em turismo da universidade potiguar, profissional do buggy a 16 anos e presidente da cooperativa de transportes turísticos e serviços afins do RN.

Diante desta afirmativa podemos dizer que o serviço de Buggy-turismo teve e tem papel fundamental na atividade turística do destino Natal. A atividade conta com profissionais qualificados pela Secretaria estadual de turismo do RN, prestando um serviço diferenciado contribuindo para o desenvolvimento de toda a região, pois os bugueiros passam com os turistas por vários municípios distribuindo renda entre vários segmentos como: balseiros, vendedores de côcos, aerobunda, skybunda, restaurantes, bares, artesanatos, operadores de mergulhos, parques aquáticos, parques ecológicos e muitos outros.

 

 

 

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

BRASIL, Marcus Vinicius Andrade. Avaliação do receptivo turístico: Um enfoque do passeio de buggy: A importância econômica da atividade para o RN. 2005. 40f. Trabalho de conclusão de curso, Departamento de comunicação e turismo, Faculdade aplicada para o ensino das ciências, Associação potiguar de educação e cultura. Natal, 2005

ANDRADE, Kleber Tinoco de. Rio Grande do Norte o Estado da aventura. Travel World, São Paulo, a. 3, n.16, p.26, 2007.

 

  

Voltar